top of page

Autonomia e independência

Há várias décadas, o processo de se tornar independente era claro - fazer uma formação, conseguir um emprego e ter independência financeira, obter uma casa própria e sair da casa dos pais, casar e ter filhos. Nossos pais conheciam esse caminho e o seguiram.

O contexto do nosso país hoje é outro: estudo não é mais garantia de trabalho, as vagas de emprego estão mais escassas e exigentes, a renda não é grande e os preços subiram, especialmente para bens fundamentais, como moradia, alimentação e transporte. Também, o mundo em que vivemos por meio das telas gera relações mais efêmeras e é mais difícil criar laços duradouros e de intimidade com pessoas importantes.   

Hoje, ser independente, ser protagonista na nossa própria vida, é muito mais difícil. Talvez você não queira seguir esse roteiro como seus pais o fizeram, talvez você esteja com dificuldades para conseguir coisas importantes para você, como moradia própria, um círculo social íntimo e de confiança ou uma estabilidade financeira. 

O processo de psicoterapia pode ajudar nesses pontos, num processo de Orientação de Vida e Carreira. Juntos, posso te ajudar a direcionar suas ações para que você consiga alcançar seus objetivos.

bottom of page